Entenda o Rugby

Rugby? Mas o que é isso? É igual ao futebol americano? Quem pode jogar?…

Calma, calma, sabemos que vocês estão com muitas dúvidas, mas vamos responder a todas elas.

Existem duas formas de Rugby: Union e League. Vamos falar só da Union, pois a League é pouco praticado no mundo.

O Rugby Union possuem três modalidades: a 15-a-side, que é a tradicional com 15 jogadores de cada lado; a 10-a-side, pouco praticado com 10 jogadores de cada lado e a Sevens, com 7 jogadores de cada lado. As regras são as mesmas com pequenas variações.

Nós Ovelhas jogamos o estilo Sevens, portanto vamos explicar a modalidade.

A bola de Rugby é ovalada, bem diferente da de futebol americano. Ela é maior e com as pontas mais arredondas.

O campo é retangular, medindo no máximo 144 metros de comprimento e 70 metros de largura. Normalmente é gramado, mas há também na areia, barro ou grama artificial. O campo sempre será em superfície “fofinha” devida as quedas durante o jogo, para preservar a integridade física dos jogadores.

O campo há marcações de linha de centro, que divide o meio do campo; 2 linhas dos 10, marcando 10 metros cada lado do campo a partir do centro; 2 linhas dos 22, marcando 22 metros de cada lado do campo a partir do centro; e as linhas do in-goal, que são as áreas nas pontas do campo onde acontece o principal modo de pontuação do jogo. A duração do jogo são de dois tempos de 7 minutos.

O objetivo do jogo é pontuar. A bola só pode ser passada para trás, mas vale chute para frente. Há a 4 formas de pontuar:

Try – quando o jogador apoia a bola dentro do espaço do in-goal e vale 5 pontos.

Conversão – depois de um try, o time tem direito de fazer a conversão que o chute a gol na linha perpendicular a linha de fundo de onde foi feito o try. A bola deve passar entre as traves (acima da horizontal e entre as verticais) e tocar o chão antes de ser chutada. A conversão vale 2 pontos.

Penal – as faltas graves podem ser punidas através do chute a gol, de onde a falta foi cometida. A bola deve estar apoiada no chão e a pontuação é de 3 pontos.

Drop Goal – em qualquer momento do jogo pode-se chutar a bola no gol, desde que toque o chão. Se conseguir, vale 3 pontos.

Os modos mais convencionais de pontuação no Rugby Sevens Feminino são o try e raramente a conversão. No feminino a conversão é rara.

Há o cartão amarelo e o cartão vermelho. Quando o cartão amarelo é apresentado ao jogador que fez algo que o juiz considere grave ou impediu uma jogada ilegalmente ele deve ficar fora do jogo por 2 minutos, praticamente um terço de um dos tempos. Cartão vermelho é expulsão.

Posições

Pilar – São os jogadores que formam o Scrum com o Hooker. No jogo de sevens são 2 pilares. São jogadores forte e pesados, pois estão na nossa linha de defesa.

Hooker – Possui duas grandes responsabilidades: participar do Scrum com os pilares e garantir a bola para o time e lançar a bola o line out (lateral). Também um jogador pesado e com muita força.

Os dois Pilares e Hooker forman nossa defesa, chamada e Foward.

Scrum-Half ou Half – É o jogador de ligação da defesa (Foward) e do ataque (Linha). É ele que introduz a bola no Scrum e retira, além de receber as bolas lançadas no line out. Este jogador precisa ter uma boa visão de jogo e muita personalidade para organizar a linha de defesa e ataque durante o jogo.

Abertura – Esse é o jogador que é cérebro da equipe e exerce muita influência durante o jogo. O passe para esse jogador tem que ser perfeito porque todas as bolas da Linha passa por ele. Muitas vezes responsável pelos chutes, mas precisa ter um passe preciso e um tackle forte.

Centro – Esse jogador precisa ser ter grande velocidade pois ele é o primeiro a executar a jogada de ataque. Ele precisa ser ágil para não ser pego por tackles adversários . Sua característica é ser um grande improvisador.

Ponta – O jogador com maior velocidade. É um dos grandes responsáveis pelo try. É o ultimo jogador que irá receber a bola. Normalmente mais magro e com grande habilidade de desviar dos jogadores adversários.

Não quer dizer que no jogo estas posições são levadas a risca. Um Foward pode fazer um try e um ponta pode dar um tackle para ajudar na defesa.

Quais as jogadas e termos que acontecem no Rugby Sevens?

Tackle – você vai ouvir muito isso. É o movimento de derrubar somente o jogador que esta com a bola. Não pode-se derrubar jogadores sem bola. É um puxão, um abraço, uma agarrada no adversário levando ele ao chão. Assim que o tackleador e o tackleado cair ambos devem soltar a bola. Não é permitido tackle alto (high tackle), se acontecer é penal. Pode causar até a expulsão. O carrinho é totalmente proibido e muito grave.

Knock on – quando o jogador recebe a bola do seu time, mas não consegue segura-la e ela bate no seu corpo e cai para frente, é chamado o knock on. A penalização para isto é um Scrum no local.

Scrum – formação de três jogadores de cada time. Os jogadores do mesmo time se alinham de frente aos três jogadores adversários e forma-se então uma “casinha”. O Half é o responsável em introduzir a bola no Scrum e recuperá-lo. Os três jogadores precisam tirar a bola com os pés e para atrás da formação, como se fosse com o calcanhar. Só assim o Half pode retirar a bola do chão.

Foward Pass – é o passe para frente que é proibido no Rugby.

Ruck – quando um jogador recebe um tackle, tanto o tackleado como o tackleador precisam soltar a bola e o jogador, respectivamente, nesse momento outros dois jogadores, um de cada time, irão disputar a bola. Essa disputa chama ruck.

Maul – é um lance de contato também. Quando há um contato de dois jogadores de times opostos porém os dois se mantêm em pé um um terceiro jogador entra na disputa, ainda em pé, é considera um maul. Nesta hora é um jogo de empurrar o time adversário e tentar pegar a bola, mas a característica dessa jogada é estar em pé.

Dummy – é o drible com as mãos realizado pelo jogador com a posse de bola que finge passar a bola mas não passa.

Side Step – é o drible com o corpo realizado pelo jogador com a posse de bola que finge ir para um lado e vai para outro.

Offside – é o impedimento no rugby, qualquer jogador que estiver a frente da linha da bola esta offside.

In-goal – é a área do campo onde acontecerá os tries.

 

Acho que agora você já esta um pouco mais ligado no Rugby, né?

Para entender um pouco mais, entre no Youtube e assista videos de Rugby Sevens com esse resuminho em mãos! Ajuda bastante.
Ou melhor ainda, que tal ir nos nossos jogos?

Saiba mais sobre eles clicando aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s