Copa São Paulo de Rugby 7´s Feminino: um campeonato de superação!

Olá Ovelhas,

No último domingo, dia 08 de novembro, aconteceu a segunda e última etapa da Copa São Paulo de Rugby 7´s Feminino, em Sorocaba na casa do Lechuza Rugby Clube.

Já vou começar este post agradecendo muito o Lechuza por nos receber tão bem! Foi um evento incrível, onde todos se sentiram em casa! E agradecer novamente o Cougars por nos receber na primeira etapa! Vocês mandaram muito!

Nesta etapa fomos com um objetivo: melhorar nossa colocação. Estávamos em 6º Lugar, resultado que conseguimos na primeira etapa com 12 times. Nesta etapa foram 15 times inscritos, então sabíamos que a batalha era grande para chegar pelo menos em 5º. Além disso, neste meio tempo, muita coisa mudou e estamos sem um treinador. O Rone não será mais o treinador do SP Barbarians Feminino. Mudanças nem sempre são para o lado ruim! Estamos felizes em ver o Rone se dedicando e jogando pelo SP Barbarians Masculino e ele esta nos apoiando muito como um torcedor ávido!

As 5 chaves para esta etapa foram:

Grupo A: Pasteur, Valentina, Lechuza
Grupo B: Tsunami, União, Courgars
Grupo C: Portuguesa, ABC, RURC (Rio Claro)
Grupo D: USP, UFABC, Jacareí
Grupo E: Wallys, SP Barbarians, Cásper

Os quatro melhores colocados iriam disputar a Taça Ouro, ou seja, não poderíamos só ser a cabeça de chave, precisaríamos ter uma campanha excepcional e estávamos dispostas a isso.

Nesta etapa ficamos desfalcados. Priscilla, no ultimo amistoso, acabou fraturando o joelho e vai ficar de fora até sua total recuperação, que provavelmente será só o ano que vem. A nossa ponta Rafa, não pode comparecer em corpo, mas o espirito estava lá. Léia, a nossa Hooker, está grávida de um futuro/a jogador/a de Rugby e participou como técnica. Apesar dos desfalques, todas estavam de alguma maneira dando uma força pro time: dicas, águas, força e torcida.

O primeiro jogo foi contra o Wallys, que já tinham jogado contra a Cásper e ganhado de 31 x 00. Como perdemos na ultima etapa para elas, fomos com todo o foco logo no primeiro jogo. Muita garra e lembrando sempre dos treinamentos que agora são realizados pela nossa Capitã Gisele. O resultado desse jogo resumiu o que estávamos buscando: SP Barbarians 17 x 07 Wallys.

Neste momento a nossa chave estava empatada em vitórias, entre nós e o Wallys, mas o Wallys tinha saldo de try maior, colocando elas em cabeça de chave. A vantagem era nossa, porque a gente ainda tinha um jogo e o Wallys, já tinham encerrado os jogos da chave.

Não conhecíamos o jogo da Cásper, mas estávamos preparadas. Neste jogo, tivemos que provar pra gente e para todos que estavam ali que nosso time joga sobre qualquer circunstância. Foi um jogo complicado, mas provamos que não importa, respeitamos todos os nossos adversários, estejam eles dentro ou fora de campo. SP Barbarians 22 x 00 Cásper.

Pronto, cumprimos nosso dever nas chaves e vencemos todos os jogos. Isso quer dizer que ficamos na cabeça de chave, mas precisávamos ter um bom rendimento para ir para a disputa da Taça Ouro. Conseguimos! Ficamos em 4º colocado geral! Ótimo!!!! Nossa força, foco e determinação já nos deixou em 4º lugar, pelo menos. 2 colocações acima do ficamos na ultima etapa. Mas não parava por ali, queríamos mais! Pensamos alto e queremos muito a primeira colocação. Difícil é, mas não impossível.

Estavam participando da semi final da taça ouro:

1º RURC
2º Pasteur
3º Tsunami
4º SP Barbarians

A chave ficou: 1º x 4º e 2º x 3º.

Vamos então contra o RURC. Também não tivemos a oportunidade de jogar com elas anteriormente, mas vimos os seus jogos eles possuem um bom nível de jogo. Nos juntamos, reorganizamos, conversamos e fomos a luta! Rumo ao primeiro lugar, minimo segundo. Neste jogo, infelizmente, a gente ficou um pouco perdida. Talvez a pressão tenha pego um pouco, porque nosso sistema de marcação não estava funcionando. Acabamos perdendo de 22 x 05.

Sem problemas, cabeça erguida, porque as coisas ainda não estavam perdidas! Vamos rumo ao terceiro lugar! Esperamos o jogo entre o Pasteur e Tsunami acabar. Então, ficou: final ouro RURC x Pasteur e 3º/4º SP Barbarians e Tsunami.

Na última etapa, o Tsunami ficou em 2º lugar e é um time com nível de jogo muito bom também. A nossa determinação era tão grande que entramos em jogo com a cabeça erguida e muita garra. Fizemos um try! E ainda convertemos! Estava 07 x 00 para a gente. Estava no fim do jogo, faltando um minuto para acabar o jogo e o Tsunami estava pressionando muito. Por causa de dois high tackles, ganhamos um cartão amarelo bem na hora que estávamos defendendo em cima da linha do nosso in gol. Que complicado! Infelizmente, elas fizeram o try e também converteram. Foi então para o Golden Score, ou seja, prorrogação de dois tempos de 5 minutos, mas o primeiro a pontuar ganha. Começamos a prorrogação com uma a menos, porque ainda estava contando o cartão amarelo. Ficamos 3 minutos só no ataque. O Tsunami estava com grande dificuldade de segurar nossas 5 atletas. De repente, scrum a nosso favor e uma de nossas atletas lesiona. O problema é que já tínhamos realizado a troca de duas atletas e a terceira estava com lesão no joelho que aconteceu no jogo com o RURC. E agora? Vamos jogar com 5, mas num ato de coragem, nossa atleta, Milena, a lesionada, entrou somente para o Scrum, para não deixar de ter pelo menos 6 em campo! Ela prometeu ficar lá para ser um “poste” e para só quem fosse pra cima dela. Vocês acham que precisou? Nem precisou, assim que saiu do Scrum, nosso time foi com uma determinação tão grande para a linha do in goal e…. TRYYYYYYYYYYY! Ganhamos!!!! Ganhamos!!! 3º Colocação é nossa!!!!!

Quanta emoção!! Nem temos como escrever aqui a sensação, a energia daquele momento! Foi incrível!!! Resumo: 3º lugar conquista através da prorrogação, no golden score, com praticamente duas a menos no campo!!!

Nesta etapa ficamos em 3º Lugar! Fomos para a premiação já muito feliz! Aí então começou a anunciar a classificação final da Copa São Paulo de Rugby 7´s Feminino. Estávamos em 6º lugar, com essa 3ª colocação sabíamos que subimos, mas quando anunciaram que ficamos em 3º colocado GERAL. Nossa, aí sim, chororô, felicidade!!! Que final de semana!!!

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CIRCUITO
1- Pasteur – 50pts
2- Tsunami – 36pts
3- SP Barbarians – 28pts
4- USP – 27pts
5- Portuguesa – 22pts
6- RURC – 21 pts
7- Wallys – 20pts
8- Lechuza – 13 pts
9- UFABC- 13 pts
10- ABC – 9pts
11- União – 6pts
12- Jacareí – 6pts
13- Valentina – 5pts
14- Cougars – 4pts
15 – Cásper – 1pt

Agora vem a parte dos agradecimentos. Muito obrigada a todos os que nos apoiam!

Obrigada time masculino por nos apoiarem!

Obrigada familiares, namorados e namoradas, maridos por estarem do nosso lado nos jogos! Passando os finais de semana ouvindo e vendo rugby! Vocês são essenciais para nossa trajetória.

Obrigada a Gisele, nossa capitã, por toda as vezes que você sacrificou algo para estar lá por nós! Nunca vamos esquecer isso!

Obrigada a todas as atletas! Irmãs unidas sempre!

É isso! As fotos estão no nosso Facebook.
Felicidade batendo no peito e rumo aos próximos campeonatos e jogos!

Let´s Go Baabas!

Autor: Léia Quio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s